sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Na Guatemala, Pessoas Vivendo da Florestas têm a tarefa de protegê-las




Uaxactun, Guatemala - Nas profundezas da selva, onde o dossel da floresta dobra a luz solar em uma rede de sobreposição verdes, onde deslizam as onças e os gritos guturais de bugios ressoam através da canção do pássaro, senta-se uma serraria que corta toras de mogno gigantes.
Sinistra como a cena pode parecer, a usina é parte de uma estratégia de conservação para preservar a floresta.
A sobrevivência da floresta, na verdade a resistência das florestas nos trópicos, seja no Brasil, na Bacia do Congo ou a Indonésia, oferece benefícios muito além das fronteiras nacionais. Ao absorver dióxido de carbono e captura de carbono, as florestas desempenham um papel vital na redução das emissões de gases de efeito estufa.
Por isso, há pouca discordância. No entanto, tem sido muito mais difícil chegar a um consenso sobre a forma de afastar as ameaças circundado-los. Os pecuaristas, agricultores, madeireiros ilegais e narcotraficantes tudo devastar florestas, praticamente imune a esforços do governo para protegê-la.
O experimento aqui na Reserva da Biosfera Maia na região de Petén, no norte da Guatemala sugere uma solução: A maneira mais eficaz para proteger as florestas é dar o controle deles para as comunidades que já vivem lá.
Aqueles que podem garantir um sustento da floresta, muitas vezes colhendo árvores de madeira valiosos, têm um incentivo para protegê-lo, e que pode criar uma linha muito mais forte de defesa do que o que os governos podem reunir.
"Ninguém vai cuidar da casa de outra pessoa, jardim de outra pessoa", disse Marcedonio Cortave, que dirige uma aliança das comunidades que trabalham na reserva. "Mas eles vão cuidar e defender seu próprio sustento."
Comunidades e duas empresas locais gerem quase um quarto do território através da reserva de 5,2 milhões de hectare aqui, em 11 áreas de concessão florestal do governo que permitem rigorosamente monitorados. Cerca de 15 anos desde que foram estabelecidas as concessões, a taxa de desmatamento nas áreas manejadas está perto de zero, de acordo com um estudo de março liderada pela Rainforest Alliance.
"Se não existissem as concessões, a zona seria um pasto gado grande", disse Wilson Martínez, o gerente da floresta para Yaloch, uma área de concessão, perto da fronteira com Belize.
Mapa na mão, ele atravessou um remendo da selva que tinha sido colhida no ano passado. Cada árvore tinha sido traçada para determinar quais para cortar e quais deixar como árvores porta sementes.
Tudo o que traiu a exploração madeireira foi o toco de uma única árvore de mogno, uma clareira modesto plantada com mudas de mogno, e trilhas leves.
Junto com prevenção do desmatamento, as comunidades têm conseguido proteger as espécies arbóreas mais ameaçadas na selva, mogno e cedro bigleaf nativo espanhol, de acordo com um estudo divulgado este mês.
"Estas práticas representam o estado da arte para a conservação", disse Bryan Finegan, um ecologista florestal em Catie, um instituto de pesquisa internacional na Costa Rica, que liderou o estudo. "É um modelo para o mundo."
Apesar das dúvidas de longa data que as comunidades são capazes de sustentar suas florestas, grupos internacionais de conservação assinaram contrato para a estratégia. Trabalhando com grupos indígenas e comunitárias, eles vão pressionar para incluir os direitos dos povos das florestas nas negociações na reunião global de cúpula sobre mudança climática em Paris, que começa segunda-feira.
"Os silvicultores e os tecnocratas dizer que eles não podem gerir as suas florestas", David Kaimowitz, diretor de recursos naturais da Fundação Ford, disse. "Mas em todos os lugares que tenham sido dada a oportunidade de fazer isso, que não foi verdadeiro."
É o que resulta em Uaxactún (pronuncia-Wah-shac-TOON). Muitos de seus 180 famílias se estabeleceram aqui mais de um século atrás, para tocar goma natural, ou chicle, a partir de árvores nativas. Entre as casas de madeira e telhados de colmo da aldeia arrumado, dicas de nova prosperidade pode ser visto. Motocicletas magras contra muitas portas dianteiras, utilizados pelos homens que vão para a floresta para recolher xate, uma folha de palmeira exportados para os Estados Unidos para os arranjos de flores.
As vendas de madeira da área de concessão florestal da comunidade construiu a escola, e não há dinheiro da bolsa para estudantes que querem estudar no exterior. "Eles apoiá-lo para que você possa voltar e ajudar a sua comunidade", disse Carolina Alvarado, que estudou tecnologia ambiental em uma faculdade comunitária em Wisconsin e agora ajuda a executar o projeto xate.
A partir do topo da torre de alta perto Uaxactún, onde vigias prestar atenção para os incêndios florestais durante a estação seca, conservação parece assegurada. A floresta tropical da planície ondulações para o horizonte sobre as terras que antes eram o coração do império maia.
No entanto, ao nível do solo, a batalha é constante, e não toda a reserva tem resistido ao assalto.
Afirmando o controle do governo significa desafiar muitos interesses poderosos que se opõem à conservação, disse Eliseo Gálvez, o secretário-executivo adjunto do Conselho Nacional de Áreas Protegidas do governo.
"Agora é ainda mais complexa por causa da influência de atores ilegais" que estão a utilizar o parque para mover os migrantes e as drogas norte, acrescentou.
Durante anos, diferentes partes do governo, tais como juízes e policiais florestais, não conseguiram coordenar, disse ele, embora isso começou a mudar em resposta a uma unidade anticorrupção nacional.
Cerca de 30 por cento de todas as florestas tropicais em todo o mundo ou são detidos ou geridos por grupos indígenas ou comunitários, disse Andy White, diretor da Iniciativa de Direitos e Recursos, que faz lobby para que esse número cresça.
"Os governos e as organizações ambientais ainda têm a noção falha de que a maneira de conservar as florestas é criar um parque e expulsar toda a gente", disse White.
Grande parte da Reserva da Biosfera Maia ocidental foi posta de lado como um parque, onde o governo é, presumivelmente, responsável pela proteção, mas que a terra sofreu a maior parte do desmatamento, disse que a Rainforest Alliance.
"Quando a terra pertence ao Estado, as pessoas pensam que têm o direito de tomar tudo; é ingovernável ", disse o Sr. Cortave.
Nas áreas de concessão, a situação é inversa. Comunidades patrulhar as áreas sob sua proteção para impedir a exploração madeireira ilegal, a caça ea pilhagem de sítios arqueológicos maias.
A sua vigilância constante é pago por vendas para mercados de alargamento. Ao invés de vender a intermediários, as comunidades têm preferido madeira mercado diretamente para fabricantes de guitarra americanas e outras empresas, incluindo Leroy Merlin, uma cadeia de home-improvement Europeia.
A Wildlife Conservation Society está comprando madeira de Uaxactún para o Jardim Zoológico de Bronx e New York Aquarium. A organização também faz parte de uma coalizão pedindo Nova York para substituir a madeira em passarela de envelhecimento da ponte de Brooklyn com uma madeira chamada manchiche de Uaxactún.
Ajudar as áreas de concessão prosperar custa dinheiro; Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional tem contribuído uma estimativa de $ 50000000 uma vez que a reserva da biosfera foi criada há 25 anos. Mas um estudo este mês pelo Instituto de Recursos Mundiais argumenta que o preço é uma pequena fração do benefício das florestas entregar para aliviar os efeitos das emissões de carbono.
Nem todos os lugares têm tido o mesmo sucesso que Uaxactún. Comunidades em três áreas perderam suas concessões, o encostas tosquiadas evidência da incapacidade de suportar a pressão do lado de fora.
Para o leste, madeireiros ilegais de Belize deslizar sobre a fronteira à noite durante a estação chuvosa, quando chuvas torrenciais mascarar o barulho de motosserras. "Se o governo tivesse sido mais inteligente no passado, não haveria mais floresta em Petén", disse Manuel Burgos, 51, um guarda e bombeiro na concessão Yaloch.
Muitos aqui vêem o governo da Guatemala como um inimigo e protetor. Há preocupações de que grupos empresariais com interesses em depósitos de petróleo da região ou em expandir as plantações de dendezeiros poderia influenciar o novo governo que toma posse em janeiro.
No entanto, os técnicos florestais do governo trabalhar em estreita colaboração com as comunidades, e a segurança está a melhorar. Agora, os soldados e a polícia são baseados em um pequeno acampamento na única estrada de acesso na floresta oriental da reserva.
Logo após o amanhecer um dia este mês dois jovens levou motosserras para as árvores em uma colina apenas fora dos limites Yaloch, aparentemente alheio ao quão longe o barulho iria fazer ricochete.
Um deles disse que ele estava limpando a terra para pastagem, mas admitiu que ele não tinha nem gado nem dinheiro para comprar vacas.
Enquanto ele falava, uma árvore delgado deu lugar aos entalhes o par tinha feito e caiu lentamente. Em seguida, a polícia pediu aos homens em uma caminhonete, e eles foram embora.


Fonte: By ELISABETH MALKIN - The New York Time

Nenhum comentário:

Postar um comentário