domingo, 1 de setembro de 2013

Equipe do Cacau Nativo Realiza Expedição na Floresta Nacional do Macauã

No dia 10 de abril de 2013 a equipe de engenharia florestal UFAC saiu de Rio Branco com destino a Floresta Nacional do Macauã localizada no município de Sena Madureira. Diante das informações fornecidas por moradores da Flona e por  funcionários do ICMbio da existência de cacau nativo. A visita teve como objetivo de realizar a identificação e georrefenciar os indivíduos de cacau nativo encontrado dentro dos limites da Flona do Macauã. A equipe ficou acampada na sede do ICMbio, localizada dentro da Flona que ficou como base e como ponto de referência para tomadas de decisão em relação aos locais escolhidos como amostras. 

O cacau nativo vem demonstrando-se de grande ocorrência na Amazônia principalmente em área de várzea. Na Flona do Macauã não foi diferente, as características das áreas onde encontramos cacau é semelhante ao cacau do Purus em Boca do Acre. Os moradores que conversamos eles informaram que a ocorrência do cacau é muito grande, pois em todas as áreas pode se encontrado e acreditam no potencial do cacau, afirmando que é possível de ser manejado. Vale ressaltar que em algumas colocações, a ocorrência de cacau se encontra bem distante da margem do rio, apresentando-se em grandes quantidades segundo os moradores é na beira de igarapés que existem na região. 

Com essa analise previa a equipe avaliou que faz se necessário um estudo mais aprofundado para a obtenção de informações concretas sobre a dispersão do cacau e sua densidade por ha, recomenda-se o inventário, que poderá nos dizer realmente qual o potencial produtivo do cacau na região da Flona do Macauã. Já que existe um interesse por parte da comunidade em trabalhar com o cacau, pois eles acreditam que possa ser mais um produto a ser adicionado a renda familiar.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário