segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Nota de Repúdio






 AEFEA
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS FLORESTAIS DO ACRE
Nota de esclarecimentos diante de reportagem que fere a imagem dos profissionais da Engenharia Florestal no Acre. 

A Associação dos Engenheiro Florestais do Acre foi surpreendida com a recente publicação do depoimento do Doutor Evandro Ferreira que, salvo melhor juízo, desqualifica de maneira acintosa e trata com preconceito a tecnologia do Manejo Florestal para produção de madeira no Acre.
Assim, alguns pontos precisam ser esclarecidos.
A afirmação de que "Uma vez feito o manejo, o estrago está feito”, além de precária para um cientista, poderia ter alguma validade se partisse de instituições que realizam pesquisa sobre o Manejo Florestal na Amazônia ou uma equipe de Engenheiros Florestais, em nível de mestrado ou doutorado na tecnologia de Manejo Florestal, o que não é o caso.
Em segundo lugar, causa repugnância e estranheza quando essa afirmação, precária repita-se, parte de um pesquisador pertencente aos quadros do renomado Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, o Inpa, uma vez que tal afirmação não está ancorada nas diretrizes do Inpa que publicou nos últimos 30 anos, vários estudos sobre a eficiência, eficácia e, o mais importante, da adequação da tecnologia do Manejo Florestal para o desenvolvimento de uma região como a Amazônia.
Chamamos ainda, a atenção para o fato de que a imprensa acriana se encontra sempre pronta para, com muita desinformação, sujar a imagem de todo o setor madeireiro e de um conjunto de profissionais da Engenharia Florestal do Acre.
Propagar uma visão distorcida é ignorar o que instituições como a UFAC, EMBRAPA, INPA, Serviço Florestal Brasileiro, MMA, IBAMA sustentam sobre o potencial da tecnologia do Manejo Florestal de madeira para a Amazônia e, óbvio, o Acre.
Assim, a AEFEA repudia veementemente esse tipo de manifestação tendenciosa na tentativa de criticar a tecnologia do Manejo Florestal e, requer da imprensa acriana consultar o outro lado, em especial as instituições citadas e profissionais da Engenharia Florestal para discutir o assunto.


Edivan Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário