terça-feira, 20 de agosto de 2013

Engenharia Florestal da Ufac é finalista de prêmio do Banco do Brasil

O projeto “Manejo Florestal Comunitário do Cacau Nativo do Purus: Extensão Tecnológica para Adoção”, desenvolvido nos últimos seis anos por professores e estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac), numa área que vai de Sena Madureira-AC a Lábrea-AM, acaba de tornar-se um dos 30 finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, 7ª edição.
Entre os estudos realizados, desde 2007, pela equipe da Ufac sobre a incidência do cacau na área referida, destacam-se o mapeamento da dispersão do fruto com imagem de satélite, o inventário florestal da área de ocorrência, a logística da produção da semente, os dados referentes à sócio economia da população extrativista envolvida na produção, a genética dos cacaueiros e o teste dos protocolos de manejo.
Engenharia Florestal da Ufac é finalista de prêmio do Banco do Brasil
“Todos esses estudos são subsidiários ao Plano de Manejo Florestal Comunitário, documento que tem duas finalidades importantes: servir de referência para a cooperativa dos cacauicultores gerenciar toda produção e chegar às 40 toneladas de cacau nativo demandadas; e possibilitar o licenciamento ambiental de toda cadeia produtiva do cacau nativo do Purus”, explicou o professor Ecio Rodrigues, coordenador do projeto.
“Outra coisa interessante a ser dita, com respeito a esse projeto”, ainda no dizer de Rodrigues, “é que a Ufac não está sozinha nesse empreendimento, contando com um leque variado de parcerias institucionais, entre as quais se incluem a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a Universidade de Freiburg, da Alemanha, e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac)”.
Recorde de inscrições
O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu, nesta 7ª edição, 1.011 inscrições de iniciativas sociais vindas de todas as regiões do país. O número é 93,3% maior do que o registrado na primeira edição, realizada em 2001. Naquele ano, foram inscritos 523 projetos.
Em 12 anos, por meio do prêmio, a fundação identificou, premiou e certificou como “Tecnologia Social” diversas iniciativas que hoje compõem o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), uma base de dados on-line disponível para acesso. O tema educação recebeu o maior número de inscrições (457) em 2013, seguido de renda (219), meio ambiente (137), saúde (75), alimentação (64), recursos hídricos (35), habitação (14), e energia (10). A região Sudeste apresentou o maior número de iniciativas sociais inscritas (409).
Para ser certificado como “Tecnologia Social”, o projeto inscrito deve corresponder aos critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social, interação com a comunidade, ter sido implementado há pelo menos um ano e contemplar, no mínimo, uma das seguintes dimensões: protagonismo social;  respeito cultural;  cuidado ambiental; e  solidariedade econômica. O certificado é concedido pela Fundação Banco do Brasil, em conjunto com a Petrobras e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Postado em: 20/8/2013
Fonte: http://www.ufac.br/portal/engenharia-florestal-da-ufac-e-finalista-de-premio-do-banco-do-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário