quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cacau Nativo do Purus é Um dos Finalistas no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em 2001, é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais – BTS. Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. 
O Projeto Cacau Nativo do Purus do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre - UFAC tem se destacado pela inovação, tecnologia e implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia, tornando-se referência a estudos de manejo florestal comunitário e usos múltiplos da floresta. Devido ao grande destaque e dimensão alcançada pelo projeto, outros estados tem buscado seguir este modelo, a exemplo de Rondônia na Floresta Nacional do Jamari. 
O projeto recebeu a visita do senhor Gerson Oscar representante do Banco do Brasil responsável pela a avaliação. O mesmo teve a oportunidade de conhecer a estrutura de beneficiamento e representantes das comunidades que trabalham com a exploração do cacau nativo em Boca do Acre – AM. Reuniu-se com a equipe responsável pelo projeto e conheceu um experimento que é realizado no parque Zoobotânico da UFAC que faz a avaliação do desempenho do cacau nativo em terra firme. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário