No dia 10 de abril de 2013 a equipe de engenharia florestal UFAC saiu de Rio Branco com destino a Floresta Nacional do Macauã localizada no município de Sena Madureira. Diante das informações fornecidas por moradores da Flona e por funcionários do ICMbio da existência de cacau nativo. A visita teve como objetivo de realizar a identificação e georrefenciar os indivíduos de cacau nativo encontrado dentro dos limites da Flona do Macauã. A equipe ficou acampada na sede do ICMbio, localizada dentro da Flona que ficou como base e como ponto de referência para tomadas de decisão em relação aos locais escolhidos como amostras.
O cacau nativo vem demonstrando-se de grande ocorrência na Amazônia principalmente em área de várzea. Na Flona do Macauã não foi diferente, as características das áreas onde encontramos cacau é semelhante ao cacau do Purus em Boca do Acre.
Os moradores que conversamos eles informaram que a ocorrência do cacau é muito grande, pois em todas as áreas pode se encontrado e acreditam no potencial do cacau, afirmando que é possível de ser manejado. Vale ressaltar que em algumas colocações, a ocorrência de cacau se encontra bem distante da margem do rio, apresentando-se em grandes quantidades segundo os moradores é na beira de igarapés que existem na região.
Com essa analise previa a equipe avaliou que faz se necessário um estudo mais aprofundado para a obtenção de informações concretas sobre a dispersão do cacau e sua densidade por ha, recomenda-se o inventário, que poderá nos dizer realmente qual o potencial produtivo do cacau na região da Flona do Macauã. Já que existe um interesse por parte da comunidade em trabalhar com o cacau, pois eles acreditam que possa ser mais um produto a ser adicionado a renda familiar.
O manejo do Cacau Nativo pelos extrativistas que habitam as margens do rio Purus, em Boca do Acre AM, adquire grande importância, na medida em que contribui para a geração de trabalho e renda na região e, por conseguinte, para a melhoria das condições sociais desses pequenos produtores. O manejo do cacau promove o uso sustentável da diversidade biológica existente no ecossistema florestal da Amazônia, uso este, por sua vez, que se apresenta como uma saída para a manutenção da floresta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário