O manejo do Cacau Nativo pelos extrativistas que habitam as margens do rio Purus, em Boca do Acre AM, adquire grande importância, na medida em que contribui para a geração de trabalho e renda na região e, por conseguinte, para a melhoria das condições sociais desses pequenos produtores. O manejo do cacau promove o uso sustentável da diversidade biológica existente no ecossistema florestal da Amazônia, uso este, por sua vez, que se apresenta como uma saída para a manutenção da floresta.
domingo, 13 de novembro de 2016
INVENTÁRIO FLORESTAL DE PROSPECÇÃO DO CACAU NATIVO (Theobroma cacao) NA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES – XAPURI – ACRE – BRASIL
O estudo quantificou a ocorrência do cacau nativo na Reserva Extrativista Chico Mendes, Xapuri - Acre e determinou as espécies vegetais associadas ao habitat do cacau. Amostras foram medidas entre os seringais Aubrácea e Rio Branco. Foram amostradas 16 conglomerados com quatro sub parcelas cada (10 m x 250 m), distribuídas com auxílio do ArcGIS 9.3. A localização em campo foi realizada através do GPS garmin, nas quais foram mensuradas a altura e CAP de um total de 112 indivíduos e 95 árvores associadas. De posse dos dados foram calculados os parâmetros fitossociológicos. Analise estatística do inventário de prospecção foram obtidos através do programa Statistical Analysis System (SAS 9.1). Em média ocorre 7,0 pés de cacau por hectare, preferencialmente em área de difícil drenagem ou charcos. As espécies associadas foram Ceiba pentandra(samauma), Eschweilera odorata (breu), Dipteryx odorata (Aubl.) Willd (cumaru-ferro), Brosimum sp (pama), Ficus sp. (apui), Hura crepitans L.(açacu). O cálculo da intensidade amostral provou ser suficiente a instalação de 16 conglomerado ao longo da área inventariada na Resex Chico Mendes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário